Internacional
Descobrem na Guatemala cidade maia de quase 3.000 anos com monumentos e pirâmides (FOTOS)

Um grupo de arqueólogos desenterrou restos de uma cidade maia de quase 3.000 anos no norte da Guatemala, com pirâmides e monumentos que apontam para sua importância como um importante local cerimonial, disse o Ministério da Cultura do país nesta quinta-feira (29).
A civilização maia surgiu por volta de 2000 a.C., atingindo seu apogeu entre 400 e 900 d.C., no território onde atualmente se situa o sul do México, Guatemala, bem como partes de Belize, El Salvador e Honduras.
A cidade, chamada de Los Abuelos (Os Avós) outrora se localizava a cerca de 21 quilômetros do importante sítio arqueológico de Uaxactun, no departamento de Peten, norte da Guatemala, disse o ministério em um comunicado, escreve Science Alert.
A cidade remonta ao período conhecido como Médio Pré-clássico compreendido entre 800 - 500 a.C., que se acredita ter sido “um dos mais antigos e importantes centros cerimoniais" da civilização maia na área de selva de Peten, perto da fronteira mexicana, acrescenta a entidade.
"O local apresenta um planejamento arquitetônico notável" com pirâmides e monumentos "esculpidos com a iconografia única da região", disse o ministério.
O nome da cidade provém de duas esculturas semelhantes a humanas de um "casal ancestral" encontradas no local. As figuras datam do período entre 500 e 300 a.C., e "podem estar ligadas a antigas práticas rituais de adoração dos ancestrais", informa o comunicado.
A cidade, que cobre uma área de cerca de 16 quilômetros quadrados, foi descoberta por arqueólogos guatemaltecos e eslovacos em áreas pouco exploradas do parque Uaxactun.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira