Internacional
Apesar das esperanças de políticos ucranianos, F-16 estadunidense não mudou nada no front, diz mídia
Os caças F-16 dos EUA transferidos para a Ucrânia não afetaram o curso do conflito russo-ucraniano, relata a revista norte-americana The National Interest.
A revista destaca que, embora as autoridades ucranianas esperassem que um contingente de caças F-16 Fighting Falcon desse às suas forças uma vantagem aérea sobre a Rússia, esses jatos estão sendo utilizados principalmente em funções defensivas.
Em vez de usar seus F-16s para atacar alvos dentro do território russo, continua o artigo, esses caças têm tido sucesso principalmente em derrubar mísseis de cruzeiro e drones russos.
"De fato, as poucas operações ofensivas relatadas realizadas com a frota de Fighting Falcon da Ucrânia não tiveram o desempenho esperado", ressalta a publicação.
A revista lembra que quando o Fighting Falcon foi introduzido em serviço pela primeira vez durante a Guerra Fria, ele era considerado incomparável nos céus.
No entanto, finaliza a publicação, apesar das caraterísticas do caça, ele não conseguiu mudar nenhuma coisa no contexto do conflito ucraniano.
Anteriormente, a mídia ocidental relatou que os Estados Unidos estão fornecendo à Ucrânia caças F-16 inoperantes armazenados em um depósito de aeronaves como fonte de peças de reposição para aeronaves usadas pelas forças ucranianas.
Mais cedo, o Estado-Maior do Exército ucraniano admitiu a perda do primeiro caça F-16 entregue à Ucrânia, e uma comissão especial está investigando os motivos do acidente. A mídia estadunidense, por sua vez, informou que o F-16 caiu devido a um erro do piloto.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados