Internacional
Adesão da Argélia ao Banco do BRICS: o que isso significa para palco mundial?
A adesão da Argélia ao Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS permitirá que o país fortaleça as relações com as maiores economias da associação – Rússia, China e Índia, disse à Sputnik Omar Haroun, professor de economia da Universidade Medea da Argélia.
Haroun destacou que a Argélia, por ser membro do Banco do BRICS, obterá uma série de vantagens importantes em termos de atração de investimentos estrangeiros e expansão da rede de relações.
"A adesão da Argélia ao Novo Banco de Desenvolvimento permitirá que o país aprofunde e fortaleça suas relações com várias economias importantes – China, Índia e Rússia", ressaltou o cientista.
Além disso, o especialista sublinhou que a adesão da Argélia ao banco sinalizou a recuperação econômica do país.
A decisão política de estabelecer o Novo Banco de Desenvolvimento dentro do BRICS foi tomada em 2013 na cúpula em Durban, na África do Sul. Em 2014, o acordo do Banco do BRICS foi assinado na cúpula seguinte, na cidade brasileira de Fortaleza.
Ele foi lançado oficialmente na reunião inaugural do Conselho de Governadores do banco em 7 de julho de 2015, em Moscou. O principal objetivo da instituição é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros do BRICS e nos países em desenvolvimento.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados