Internacional
Mídia: EUA acreditam que Reino Unido deve aumentar gastos militares, pois país tem Exército pequeno
21/05/2025
Os EUA querem que o Reino Unido aumente seus gastos com defesa para 3% do PIB até 2029, relata o jornal britânico The Times.
O presidente estadunidense Donald Trump quer que o Reino Unido aumente seus gastos com defesa em dezenas de bilhões de libras para servir de exemplo para a Europa.
"Os chefes do Pentágono disseram a seus colegas britânicos que o presidente dos EUA ficaria 'mais feliz' se o Reino Unido aumentasse seu orçamento de modo a atingir 3% do PIB até o final deste parlamento em 2029, anos antes do planejado", ressalta a publicação.
Um oficial noerte-americano disse ao jornal que Washington acredita que os planos anunciados pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer de aumentar os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027 não são suficientes.
Além disso, uma fonte próxima às discussões sobre a Revisão Estratégica de Defesa do Reino Unido sublinhou que os líderes militares britânicos também acreditam que "muito mais" dinheiro deveria ser alocado para o Ministério da Defesa do país.
"Há preocupações na Europa de que o Reino Unido teria dificuldades para manter um destacamento no exterior a longo prazo. Os chefes militares dos EUA informaram em particular que o Exército britânico é muito pequeno", finaliza o artigo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado