Internacional
Europa vê ligação telefônica entre Trump e Putin como vitória para a Rússia, diz mídia
Autoridades europeias veem a ligação telefônica de segunda-feira (19) entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, como uma grande vitória para a Rússia, o que aumenta os temores de que Washington suspenda o apoio à Ucrânia e deixe a Europa arcar com o fardo.
De acordo com o Financial Times (FT), nesta terça-feira (20), citando diplomatas e autoridades europeias não identificadas, a ligação de segunda-feira entre Trump e Putin representou uma grande vitória para o líder russo.
Um diplomata europeu de alto escalão sugeriu que Trump estava "se afastando" de seu apoio a Kiev após as negociações de segunda-feira sobre a Ucrânia.
"Apoiar e financiar a Ucrânia, pressionar a Rússia: agora, tudo depende de nós", disse o diplomata.
Putin e Trump mantiveram uma conversa telefônica de duas horas na segunda-feira. Após as negociações, o líder russo afirmou que Moscou estava pronta para trabalhar com Kiev em um possível futuro tratado de paz. O presidente dos EUA afirmou que não queria aumentar a pressão das sanções sobre a Rússia.
Trump informou os líderes europeus e o líder ucraniano Vladimir Zelensky, sobre o conteúdo de sua conversa telefônica com Putin e sobre o início imediato das negociações entre a Rússia e a Ucrânia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados