Internacional
Rússia desenvolve lancha não tripulada capaz de detectar submarinos e destruir minas, diz mídia

Especialistas russos desenvolveram a lancha universal não tripulada Vodyanoi que pode executar várias tarefas, informa o jornal Izvestia citando fontes da entidade militar.
O aparelho, apresentado no dia das inovações do Ministério da Defesa da Rússia, foi desenvolvido na Academia Superior Naval Ushakov. O casco da lancha é montado a partir de compartimentos separados. Vodyanoi pode transportar uma sonda hidroacústica rebocada para detectar objetos subaquáticos, dois aparelhos para destruição de minas ou um compartimento para o transporte de cargas.
A embarcação é produzida em duas versões: uma lancha de 2,5 metros de comprimento de pequeno deslocamento com uma capacidade de carga de 40 quilogramas e uma de deslocamento ultrapequeno de 1,4 metro com uma capacidade de carga de até 6,5 quilos.
O especialista militar e capitão de 1ª classe na reserva Vasily Dandykin sugere que a lancha é capaz de detectar diferentes alvos.
"Em configuração com sonda hidroacústica rebocada, esta pequena embarcação pode detectar um submarino. Além disso, ela pode ser usada na busca de minas, o que é particularmente relevante hoje em dia: o trabalho de minagem está agora se desenvolvendo muito seriamente, diferentes tecnologias são usadas para neutralizar a destruição das minas", disse ele.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+