Internacional
Trump diz que Rússia está 'totalmente envolvida' nas negociações e quer se reunir com Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que a liderança russa está totalmente envolvida nas negociações para um acordo sobre a situação na Ucrânia. A declaração ocorre na contramão de lideranças ocidentais, a exemplo do líder francês Emmanuel Macron, que acusou Moscou de "não querer a paz".
"Bem, ele [o presidente russo Vladimir Putin] está à mesa de negociações, ele quis esta reunião. E eu sempre senti que não pode haver um acordo sem a minha presença, porque não acho que um acordo vá adiante sem mim", disse Trump em entrevista à Fox News ao ser questionado sobre a ausência do presidente russo na Turquia e se isso seria um obstáculo à paz na região.
Trump ressaltou ainda que não pretende ir à Turquia e que espera se encontrar com o presidente russo em breve. "Tenho um relacionamento muito bom com Putin, acho que vamos fazer um acordo, precisamos nos encontrar", afirmou.
No último fim de semana, Putin propôs que a Ucrânia retomasse as negociações diretas, sem pré-condições, em Istambul. O presidente russo ainda não descartou a possibilidade de as partes chegarem a um acordo de cessar-fogo durante as conversas.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a Rússia está determinada a buscar uma solução pacífica de longo prazo. De acordo com Peskov, o objetivo das negociações propostas com a Ucrânia é eliminar as causas profundas do conflito e garantir os interesses da Rússia.
As negociações entre Rússia e Ucrânia estavam previstas para a última quinta (15), quando a delegação russa chegou a Istambul, mas não houve contatos com representantes ucranianos na data.
Já nesta sexta, as conversas duraram quase duas horas e o assessor presidencial russo Vladimir Medinsky, que lidera a delegação russa, anunciou uma troca de prisioneiros em grande escala: 1.000 por 1.000 com a Ucrânia.
Conforme Medinsky, Moscou e Kiev concordaram em apresentar suas visões sobre um possível cessar-fogo futuro. Durante o encontro, a delegação ucraniana solicitou ainda uma reunião entre os chefes de Estado, e a Rússia levou esse pedido em consideração.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.
-
5
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório