Internacional
Zelenski e líderes europeus conversam com Trump por telefone, após discussões Rússia-Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, afirmou nesta sexta-feira, 16, que conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, por telefone, junto ao presidente da França, Emmanuel Macron, ao chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e aos primeiros-ministros Keir Starmer, do Reino Unido, e Donald Tusk, da Polônia. "Discutimos a reunião em Istambul" realizada entre representantes da Ucrânia e da Rússia nesta sexta-feira, declarou.
Em comunicado, o presidente ucraniano reforça que "a Ucrânia está pronta para passos rápidos em prol da paz real, e é importante que o mundo mantenha posições firmes". Zelenski deixa claro que a disposição do país é avançar na negociação, mas condiciona a continuidade do processo à postura da Rússia.
Segundo Zelenski, "se os russos se recusam a um cessar-fogo completo e incondicional e ao fim dos assassinatos, devem haver sanções severas". O chefe de Estado ucraniano enfatiza a necessidade de pressão contínua: "A pressão sobre a Rússia deve continuar até que esteja pronta para encerrar a guerra". Zelenski também aproveitou para agradecer o apoio internacional.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados