Internacional
Egito aprecia proposta de Putin para negociações diretas com a Ucrânia, diz chancelaria egípcia
O Egito aprecia muito a iniciativa do presidente russo Vladimir Putin de realizar negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia em Istambul, afirmou o Ministério das Relações Exteriores egípcio, nesta segunda-feira (12).
"A República Árabe do Egito aprecia muito os esforços diplomáticos construtivos e os contatos que visam a resolução pacífica da crise ucraniana, bem como a proposta da Rússia de realizar negociações diretas com a Ucrânia em 15 de maio", afirmou o ministério em comunicado.
Na madrugada de domingo (12), Putin fez um comunicado à imprensa propondo que a Ucrânia e a Rússia retomassem as negociações diretas sem precondições em Istambul, em 15 de maio. O líder russo enfatizou que não descartava a possibilidade de um cessar-fogo real. O Kremlin afirmou que a proposta de Putin demonstrava seu desejo de encontrar uma solução pacífica e visava abordar as causas profundas do conflito.
No final do dia, o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu às autoridades em Kiev que concordassem "imediatamente" com a proposta de Putin para negociações na Turquia. O líder ucraniano Vladimir Zelensky disse que estaria na Turquia na próxima quinta-feira (15) para uma reunião com Putin.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados