Internacional
Moscou se prepara para receber o grande desfile militar do Dia da Vitória
Como já é tradição, a Praça Vermelha de Moscou está se tornando palco do desfile militar dedicado ao 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra pela Pátria. Viktor Ternovsky, correspondente da Sputnik, está se preparando para lhe contar os detalhes do evento.
O programa do desfile militar do Dia da Vitória inclui uma formação solene das unidades, um discurso do comandante supremo Vladimir Putin, a passagem de colunas a pé, uma exibição de material militar e, se o tempo for favorável, uma parte aérea com a participação de aviões de combate.
No desfile serão presentes não só militares russos, mas também unidades militares de vários países, por exemplo, do Azerbaijão, Bielorrússia, China, Cazaquistão, Sérvia, Tajiquistão e Vietnã.
Além disso, pelo menos 29 chefes de estado estarão presentes no evento, de acordo com o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov. Entre eles, Nicolás Maduro da Venezuela, Miguel Díaz-Canel Bermúdez de Cuba e Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil.
O Dia da Vitória na guerra contra a Alemanha nazista é uma das comemorações mais importantes do país. Os russos honram a memória de seus avôs e bisavôs. É uma lembrança para as gerações futuras, para que não esqueçam suas raízes. Nesse dia, os veteranos se reúnem nas praças das cidades russas, se reúnem com seus companheiros de armas e comemoram seus camaradas falecidos. Os desfiles são realizados em homenagem aos veteranos que ocupam as arquibancadas neste momento.
A Segunda Guerra Mundial, ou Grande Guerra pela Pátria, foi o maior e mais amargo conflito armado da história humana. Foi uma tragédia para os habitantes de muitos países do mundo. Durante as operações militares, apenas na União Soviética (URSS) foram destruídos 1.710 cidades, mais de 70.000 povoados, 32.000 fábricas e usinas. A União Soviética perdeu um total de 26,6 milhões de pessoas. Pelo menos 13,7 milhões das vítimas da guerra foram civis.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados