Internacional
Câmara dos EUA aprova projeto para renomear Golfo do México para Golfo da América
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, aprovou nesta quinta-feira, 8, um projeto de lei que renomeia o Golfo do México para Golfo da América e determina que as agências federais atualizem seus documentos e mapas para refletir a mudança.
O presidente Donald Trump já havia assinado uma ordem executiva no primeiro dia de seu mandato, estabelecendo a nova denominação. Agora, os republicanos da Câmara buscam reforçar seu apoio à medida, embora ainda não seja claro se o Senado concordará. O projeto foi aprovado por 211 votos a 206. O Golfo, que faz fronteira entre os Estados Unidos e o México, continua sendo uma questão delicada, já que a ordem de Trump só tem validade dentro dos EUA. Outros países, como o México, e organismos internacionais não são obrigados a adotar a mudança.
Os democratas reagiram, argumentando que a votação evidencia a falta de foco dos republicanos nas prioridades da maioria dos americanos. Por sua vez, os republicanos defendem que o nome atual remonta a um período anterior à fundação dos Estados Unidos, quando a influência espanhola sobre a América Central e o Caribe era predominante. Para eles, a mudança reflete a realidade atual, em que os Estados Unidos dominam a atividade econômica no Golfo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados