Internacional
'Define a vitória contra o nazismo': Lula chega a Rússia para comemorar o Dia da Vitória
O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, chegou a Moscou para as celebrações do Dia da Vitória, que segundo o próprio presidente marcam a derrota do nazismo na Segunda Guerra Mundial. Lula aproveita a ocasião para firmar acordos de cooperação e parcerias.
Celebrado em 9 de maio, neste ano se completam 80 anos da assinatura do documento que formalizou o fim das atividades militares alemães na Segunda Guerra Mundial, conhecida na Federação da Rússia como Grande Guerra pela Pátria.
"Já estou na Rússia para participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra. O dia que define a vitória contra o nazismo", comentou o presidente em suas redes.
A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, também foi convidada para as comemorações.
Esta é a quarta viagem do presidente à Rússia. Lula aproveita a ocasião para se encontrar com o presidente da Rússia Vladimir Putin assinar acordos de cooperação em ciência e tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais. Depois de Moscou, Lula se dirige à China onde se encontrará com Xi Jinping e participará do IV Fórum China-CELAC.
Participam também das comemorações os líderes da Abkházia, Armênia, Belarus, Burkina Faso, Cazaquistão, China, Congo-Brazzaville, Cuba, Eslováquia, Mianmar, Mongólia, Palestina, Quirguistão, República Sprska, Sérvia, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzqueistão, Venetuzela e Vietnã.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados