Internacional
Ucrânia é pouco? EUA querem ter acesso a metais de terras raras na Ásia Central, diz jornal
06/05/2025
Os EUA estão interessados em minerais de terras raras da Ásia Central, pois os recursos naturais desse tipo na Ucrânia são poucos, escreve o The National Interest.
"O acordo de minerais de terras raras na Ucrânia é apenas o primeiro passo. O país tem apenas cinco por cento das reservas mundiais de terras raras e 22 dos 50 recursos críticos para os EUA", diz o artigo.
O jornal também menciona que o monopólio de fato sobre os metais de terras raras no mundo continua pertencendo à China, mas Washington está tentando combater isso.
"Os EUA devem explorar outras opções de exploração. Uma delas poderia ser a Ásia Central. De acordo com os relatórios, nesta zona há uma parte significativa das reservas minerais do mundo de terras raras. Por isso, os EUA esperam expandir o acesso aos elementos de terras raras, sendo cruciais laços mais estreitos com os países da Ásia Central", observa a publicação.
O artigo enfatiza que esta região é uma esfera de interesse conjunta da Rússia e da China, então os EUA terão que lutar por esses recursos críticos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados