Internacional
Mídia: FDI vão mobilizar dezenas de milhares de reservistas para operação nos próximos 2 dias
As Forças de Defesa de Israel (FDI) estão se preparando para mobilizar dezenas de milhares de reservistas nos próximos dois dias para expandir sua operação militar na Faixa de Gaza, informou a mídia israelense neste sábado (3).
A ordem de mobilização será dada nas próximas 48 horas, informou a emissora israelense Kan. A medida visa aumentar a pressão militar sobre o movimento palestino Hamas em meio ao impasse nas negociações para a libertação dos reféns israelenses, segundo a reportagem.
O Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, Eyal Zamir, teria apresentado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e ao ministro da Defesa, Israel Katz, o plano para expandir a operação terrestre em Gaza na sexta-feira (2). O gabinete de guerra israelense deve aprová-lo no domingo, conforme a mídia.
O plano supostamente inclui ocupar mais territórios na Faixa de Gaza e evacuar a população civil palestina
Em março, Netanyahu afirmou que até 24 reféns mantidos em Gaza ainda estavam vivos, enquanto pelo menos 35 estavam mortos. Mesmo assim, Israel estava comprometido em trazer todos eles de volta para casa.
No dia 18 de março, Israel retomou os ataques contra a Faixa de Gaza, citando a recusa do Hamas em aceitar o plano dos EUA de estender o cessar-fogo, que expirou no dia 1º de março. No início de março, Israel cortou o fornecimento de eletricidade para uma usina de dessalinização na Faixa de Gaza e fechou a entrada de caminhões que transportavam ajuda humanitária.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados