Internacional
Apagão na Europa: Espanha decreta estado de emergência; ataque cibernético é descartado
Um apagão deixou vários países da Europa sem energia nesta segunda-feira (28), prejudicando a comunicação e paralisando o transporte e serviços em dezenas de cidades, principalmente, na Península Ibérica. Em Lisboa, o aeroporto foi fechado. Nas redes sociais, houve ainda relatos de queda de energia na França, Polônia e Finlândia.
A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como "vibração atmosférica induzida".
O fenômeno causa falhas de sincronização entre sistemas elétricos ao fazer as redes de energia vibrarem de forma intensa por indução de vento ou calor. De acordo com a REN as falhas provocaram "perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada".
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou que não há evidências de um ataque cibernético.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, declarou estado de emergência nas comunidades da Andaluzia, Extremadura e Madri e pediu à população que os celulares fossem usados somente para ligações breves e comunicações urgentes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados