Internacional
Rubio volta a tecer críticas aos aliados dos EUA na OTAN, os chamando de 'parceiros juniores'
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reforçou a pressão sobre os países-membros da OTAN para aumentar suas contribuições de defesa, afirmando que o bloco militar é formado pelos “EUA e um grupo de parceiros juniores".
Enquanto parte da OTAN, é do interesse dos EUA que seus membros assumam sua parte das responsabilidades, caso contrário não é realmente uma aliança, mas uma "dependência", disse ele ao The Free Press em uma entrevista publicada na quarta-feira (23).
Washington é atualmente responsável por uma parcela significativa do orçamento da OTAN, enquanto vários países-membros continuam a ficar aquém da meta acordada pelo bloco de gastar 2% do seu PIB em defesa. Rubio argumentou que esse desequilíbrio enfraquece a credibilidade e a coesão da Aliança Atlântica.
"A OTAN é boa enquanto ela for real, enquanto for uma verdadeira aliança de defesa, não os Estados Unidos e um grupo de parceiros juniores que não estão fazendo sua parte justa", disse o secretário de Estado. "Tem que ser uma OTAN na qual os parceiros façam a sua parte."
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Europa por sua baixa contribuição para a capacidade de defesa da aliança e exigiu que todos os Estados-membros aumentassem os gastos com defesa para 5% do PIB. Ao mesmo tempo, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, garantiu que os EUA não estavam planejando reduzir sua presença militar na Europa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados