Internacional
Ex-primeira-dama do Peru pede asilo à embaixada do Brasil após condenação pelo caso Odebrecht
A esposa do ex-presidente peruado Ollanta Humala e ex-primeira-dama, Nadine Heredia, pediu asilo na embaixada brasileira em Lima nesta terça-feira (15) após a condenação a 15 anos de prisão pelo caso de corrupção que envolve a Odebrecht no país.
"O Ministério das Relações Exteriores informa que a Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru comunicou que Nadine Heredia Alarcón entrou no escritório da representação diplomática", informou a chancelaria peruana.
Mais cedo, o Tribunal Penal do Peru anunciou a sentença de 15 anos de prisão para o ex-presidente Humala e a ex-primeira-dama por lavagem de dinheiro em favor da empreiteira brasileira que realizou diversas obras públicas no país na época.
O irmão de Heredia também foi condenado a 12 anos de detenção no mesmo caso, enquanto outros quatro réus receberam penas que variam de cinco a oito anos, segundo a imprensa peruana.
Os juízes concluíram que o casal teria recebido quase US$ 3 milhões (R$ 17,6 milhões) em contribuições ilegais da Odebrecht e da Venezuela para financiar as campanhas presidenciais de 2006 e 2011.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados