Internacional
Síria e Coreia do Sul concordam em restaurar relações diplomáticas após pausa de 9 anos
A Síria e a Coreia do Sul assinaram um acordo para retomar as relações diplomáticas, rompidas há quase nove anos, conforme anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Síria nesta quarta-feira (10).
"O ministro das Relações Exteriores Asaad al-Shaibani assinou com seu colega coreano Cho Tae-yul em Damasco um acordo de trabalho diplomático para construir e fortalecer relações amistosas e cooperação entre os dois países para o benefício dos povos, com a abertura de embaixadas e a troca de missões diplomáticas", disse o ministério em um comunicado.
Acrescentou que ambos os lados afirmaram seu compromisso com relações baseadas em princípios de coexistência pacífica, igualdade de soberania dos países, respeito territorial mútuo e não interferência em assuntos internos.
Em março, uma delegação da Coreia do Sul esteve em Damasco com o objetivo de retomar os laços diplomáticos com a Síria, cortados desde 2016 devido à guerra civil e às sanções impostas ao regime sírio. A visita sinaliza uma possível reaproximação entre os dois países, em meio a um cenário geopolítico em transformação no Oriente Médio.
A Coreia do Sul busca reavaliar sua posição externa diante da estabilidade relativa que começa a surgir na Síria, enquanto o governo sírio tenta romper seu isolamento internacional.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil