Internacional
UE adia resposta às tarifas americanas após anúncio de Trump
A União Europeia (UE) decidiu adiar sua resposta às tarifas norte-americanas por 90 dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma suspensão temporária das tarifas comerciais, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira (10).
Na quarta-feira (9), o presidente norte-americano anunciou uma pausa tarifária de 90 dias e reduziu a tarifa recíproca para 10%, em meio a negociações comerciais em andamento com mais de 75 países.
"Tomamos nota do anúncio do presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam forte apoio de nossos Estados-membros, as suspenderemos por 90 dias", disse von der Leyen no X.
Caso o resultado das negociações UE-EUA não seja "satisfatório", as contramedidas do bloco "vão entrar em ação", disse ela, acrescentando que o trabalho sobre as medidas de resposta continua.
Na quarta-feira, em resposta às tarifas de 25% anunciadas por Trump, os Estados-membros da UE aprovaram uma primeira onda de tarifas de 25% sobre uma ampla gama de produtos norte-americanos, como amêndoas, suco de laranja, aves, soja, aço, alumínio, tabaco e iates, para entrar em vigor a partir do dia 15 de abril.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados