Internacional
Portal explica por que Sarmat é visto como míssil balístico intercontinental mais avançado do mundo
O russo Sarmat pode ser chamado o mais avançado míssil balístico intercontinental (ICBM) do mundo, escreve o portal americano The National Interest.
De acordo com o colunista Brandon Weichert, o míssil russo foi denominado de melhor pelo sistema de inteligência artificial Gemini, desenvolvido pelo motor de busca Google.
"E isso não é uma peculiaridade do motor de busca. Esta é uma avaliação compartilhada por alguns dos principais especialistas do mundo em mísseis, que acreditam que a Rússia realmente desenvolveu armas nucleares avançadas", aponta o artigo.
Weichert destaca que o ICBM de combustível líquido tem um alcance de voo de cerca de 18 mil quilômetros, o que lhe permite atingir alvos em todo o planeta, e uma manobrabilidade impressionante, o que dificulta a interceptação. A potência total das ogivas do Sarmat chega a 7,5 toneladas em equivalente de TNT, se necessário, algumas delas podem alcançar velocidade hipersônica.
Sarmat é um sistema estratégico de mísseis com um míssil balístico intercontinental pesado de combustível líquido, o peso de cada um desses mísseis excede 200 toneladas. O sistema tem como objetivo substituir os mísseis Voevoda.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados