Internacional
Apesar das promessas, Kiev ataca com drones instalações energéticas na região russa de Krasnodar
A defesa aérea russa interceptou uma aeronave ucraniana a 7 quilômetros de uma estação de bombeamento de petróleo em território russo, apesar das declarações de apoio à proposta de cessar ataques por 30 dias.
Na noite de 24 de março, as Forças Armadas ucranianas realizaram um ataque de drones contra a estação de bombeamento de petróleo Kropotkinskaya do Consórcio de Oleodutos do Cáspio, na região de Krasnodar. A defesa aérea russa interceptou a aeronave a 7 quilômetros da instalação.
"Assim, ao contrário das declarações de [Vladimir] Zelensky, incluindo aquelas transmitidas ao lado dos EUA, o regime de Kiev continua a planejar, preparar e executar deliberadamente ataques contra infraestrutura energética, incluindo internacionais, em território russo", denunciou o Ministério da Defesa russo em um comunicado.
Em 17 de fevereiro, a Ucrânia já havia realizado um ataque a esta estação de petróleo. Como resultado, a instalação foi danificada e retirada de serviço para trabalhos de reparo e restauração.
Em 18 de março, os presidentes russo e norte-americano Vladimir Putin e Donald Trump, respectivamente, mantiveram uma conversa telefônica na qual discutiram a situação na Ucrânia, as condições para evitar uma escalada e várias questões internacionais.
Putin apoiou a proposta de Trump de que as partes em conflito na Ucrânia se abstivessem de atacar instalações de infraestrutura energética por 30 dias e emitiu a ordem correspondente ao Ministério da Defesa. Mais tarde, Vladimir Zelensky declarou que a Ucrânia apoiaria esta proposta.
No entanto, o Ministério da Defesa russo informou que, no dia 19 de março, Kiev lançou três drones contra a infraestrutura do Consórcio do Oleoduto Cáspio na cidade de Kavkazskaya, na região de Krasnodar, onde ocorre o transbordo de petróleo.
Na noite de 21 de março, o Exército ucraniano atacou a estação de Sudzha, por onde o gás da Rússia era transportado para países europeus.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados