Internacional
Relatório: China está desenvolvendo radares avançados capazes de detectar aeronaves furtivas dos EUA
O Exército de Libertação Popular (ELP) da China está desenvolvendo radares topo de gama de defesa antiaérea capazes de detectar aeronaves furtivas, de acordo com um relatório do think tank Instituto de Estudos Aeroespaciais da China (CASI, na sigla em inglês).
Além do mais, os novos radares de defesa antiaérea do ELP são configurados para alvejar ameaças urgentes representadas por drones de ataque e mísseis voando a baixa altitude, bem como balões e meios aéreos não tripulados.
"A grande base industrial de defesa antiaérea da China produz capacidades abrangentes de detecção em todas as alturas e distâncias, e seus sistemas mais recentes parecem estar na vanguarda internacional da tecnologia de radar", disse o relatório.
O investimento em radares militares triplicou na última década, com uma estimativa de US$ 6 bilhões (R$ 34,8 bilhões) gastos em sistemas só em 2022, informa CASI.
Grande parte do desenvolvimento chinês é projetado para detectar aviões furtivos dos EUA como os F-35 e F-22, caças/bombardeiros e bombardeiros B-2 que desempenhariam um papel importante em qualquer conflito futuro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil