Internacional
Mídia: Macron insta chefes militares da UE a desenvolver plano de garantias de segurança para Kiev
O presidente francês Emmanuel Macron convocou os chefes de Estado-Maior dos países da União Europeia (UE) e de vários outros estados para desenvolver um plano de garantias de segurança para a Ucrânia em meio ao progresso nas negociações entre Kiev e Washington, informou a mídia francesa.
Os participantes da reunião concordaram que as garantias de segurança não devem ser separadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e de suas capacidades em um momento em que Washington e Moscou estão se aproximando, disse a reportagem na terça-feira (11).
Também na terça-feira, uma reunião entre as delegações dos EUA e da Ucrânia ocorreu na Arábia Saudita. A equipe de Vladimir Zelensky publicou uma declaração conjunta após as negociações, afirmando que Kiev está pronta para a proposta dos EUA de um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, com a possibilidade de estendê-lo por acordo mútuo.
No encontro também ficou definido que os EUA retomariam imediatamente a ajuda militar à Ucrânia e suspenderiam a pausa no compartilhamento de inteligência.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou esperança mais tarde de que a Rússia concordaria com um cessar-fogo na Ucrânia. Ele também ressaltou que falará com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a questão.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil