Internacional
Argentina decreta 3 dias de luto por vítimas de enchentes no país; Brasil expressa solidariedade
O presidente argentino Javier Milei declarou neste domingo (9), que o país fará três dias de luto nacional "pelas mortes de compatriotas" na tempestade de sexta-feira e nas inundações subsequentes na cidade de Bahía Blanca e áreas vizinhas., na província de Buenos Aires, que resultaram na morte de pelos 16 pessoas, além de perdas materiais.
Equipes de resgate em Bahía Blanca relataram mais três mortes no domingo e relatos de pessoas desaparecidas. O governo provincial de Buenos Aires também informou que mais de 1,5 mil pessoas foram evacuadas da área afetada.
Foram destinados cerca de 10 bilhões de pesos (cerca de R$ 54 milhões) para reparos e reconstrução da cidade, disse o comunicado da presidência, além de um hospital móvel com capacidade para 40 pacientes.
Um hospital teve a ala neonatal inundada depois que cerca de 30 centímetros de chuva que causaram o transbordamento de dois canais, quando a média mensal histórica é de cerca de 13 centímetros.
Brasil expressa condolências
Por meio de nota, o governo brasileiro demostrou pesar pelas inundações ocorridas e expressou solidariedade ao governo e ao povo argentino, "especialmente às famílias das vítimas e aos atingidos pelo desastre".
A Embaixada do Brasil em Buenos Aires acompanha a situação e até o momento, não há registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas, afirma a nota.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil