Internacional
Musk ameaça Kiev ao dizer que, sem o serviço Starlink, a defesa da Ucrânia 'entraria em colapso'
O encerramento do serviço de Internet de banda larga via satélite Starlink acabaria com a resistência da Ucrânia à Rússia, disse o magnata sul-africano Elon Musk, dono da empresa SpaceX que lançou o projeto.
"Meu sistema Starlink é a espinha dorsal do Exército ucraniano. Toda a linha de frente deles entraria em colapso se eu o desligasse", Musk tuitou.
O bilionário disse estar "enojado" com a perspectiva de "anos de carnificina em um impasse do qual a Ucrânia inevitavelmente emergirá como perdedora".
"Qualquer pessoa que realmente se importe, realmente pense e realmente entenda quer que essa carnificina pare", acrescentou.
Na última sexta-feira (7), foi informado que a empresa aeroespacial norte-americana Maxar Technologies bloqueou o acesso da Ucrânia às suas imagens de satélite "a pedido de um órgão administrativo".
De acordo com o site de notícias Militarnyi, a Maxar Technologies era a principal fornecedora de imagens de satélite comerciais para usuários ucranianos, mostrando o movimento das tropas russas, bem como os resultados de ataques a alvos importantes, especialmente na própria Rússia.
O governo dos EUA suspendeu recentemente a ajuda militar à Ucrânia e proibiu o fornecimento de informações de inteligência ao país.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil