Internacional
Alemanha pode recusar comprar caças F-35 dos EUA por causa de 'interruptor' remoto, diz mídia
A Alemanha poderá romper um acordo com os Estados Unidos para a compra de 35 caças F-35A americanos se Washington decidir incorporar um "interruptor de emergência" remoto nas aeronaves, relata o jornal alemão Bild.
O jornal destaca que, depois que os EUA desativaram remotamente a capacidade de aquisição e detecção de alvos nos sistemas Himars já entregues a Kiev, a Europa teme que Washington possa desativar remotamente suas armas em território europeu.
"Se tivermos que temer que os EUA possam fazer com os futuros F-35 alemães o que estão fazendo agora com a Ucrânia, podemos considerar o cancelamento do acordo", cita o jornal as palavras de Wolfgang Ischinger, ex-chefe da Conferência Internacional de Segurança de Munique.
No centro das preocupações da Alemanha estão 35 caças F-35A dos EUA, no valor de €8,3 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões), porque os EUA poderiam incorporar a eles um "interruptor de emergência" para uso remoto.
Entretanto, finaliza o artigo, a construção da infraestrutura necessária para os caças custará a Berlim vários bilhões de euros a mais.
Anteriormente, o Departamento de Defesa dos EUA disse à Sputnik que recebeu ordens para suspender toda a assistência à Ucrânia. Um porta-voz do Pentágono comunicou à agência que a decisão de interromper o fornecimento de armas se aplicava igualmente aos armamentos que estavam a caminho da Ucrânia naquele momento.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil