Internacional
Rússia e EUA decidirão quem liderará Ucrânia e governo atual do país não tem escolha, diz analista
A Rússia e os Estados Unidos, em negociações de paz completas, decidirão quem será o líder da Ucrânia, disse o analista britânico Alexander Mercouris no seu canal do YouTube.
O analista destaca que, primeiro, um cessar-fogo deve ser declarado, o que, em teoria, deve dar tempo para atender às possíveis exigências de Moscou: desnazificação, restauração do status do idioma russo e da Igreja Ortodoxa Russa, retirada das forças ucranianas dos novos territórios.
"[…] Também será uma preparação para as negociações em Kiev, onde os EUA e a Rússia decidirão quem será o líder da Ucrânia", ressaltou Mercouris.
O especialista enfatizou que o governo atual ucraniano praticamente não tem escolha, porque a Ucrânia não conseguiria resistir por muito tempo sem a ajuda americana.
Além disso, o analista lembra que o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, enfatizou que a base dos novos acordos deve ser o projeto dos Acordos de Istambul, que foram rejeitados anteriormente pelo lado ucraniano.
"Além disso, os EUA têm trabalhado em um acordo-quadro que é apoiado por um cessar-fogo de seis meses. Isso poderia ser uma fusão de ideias entre Washington e Moscou?", finalizou.
Anteriormente, a mídia norte-americana informou que a posição do presidente dos EUA, Donald Trump, e de sua equipe em relação ao conflito ucraniano estava supostamente próxima da posição russa.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil