Internacional
Zelensky denuncia novo ataque russo e pede mais sanções contra a Rússia após bombardeio

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou que o exército russo lançou um novo ataque contra o território da Ucrânia na noite de ontem, horário local, com dois mísseis balísticos. "Após a chegada de nossos serviços de emergência ao local, outro ataque foi realizado, direcionado intencionalmente contra os socorristas", declarou Zelensky em comunicado.
"Esses ataques mostram que os objetivos da Rússia permanecem os mesmos. Por isso, é essencial endurecer as sanções contra a Rússia. Tudo o que ajuda Vladimir Putin a financiar a guerra deve ser interrompido", acrescentou Zelensky. O líder ucraniano afirmou que 11 pessoas morreram, outras 30 ficaram feridas, e oito prédios, incluindo um edifício administrativo, além de um caminhão dos bombeiros, foram danificados.
O bombardeio ocorre após os Estados Unidos suspenderem a ajuda militar e os serviços de inteligência para a Ucrânia, com o intuito de pressioná-la a aceitar um acordo de paz proposto pelo governo do presidente Donald Trump.
Quando questionado se o presidente russo estaria aproveitando a pausa dos EUA no compartilhamento de informações de inteligência para intensificar os ataques à Ucrânia, Trump respondeu ontem, durante uma coletiva: "Acho que ele está fazendo o que qualquer outra pessoa faria."
Na madrugada de quinta-feira, a Rússia lançou um "ataque massivo" com o uso de 200 drones contra a indústria energética e a infraestrutura militar da Ucrânia.
*Com informações da Associated Press
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B