Internacional
Europa precisa se rearmar com urgência, afirma presidente da CE
Em tom apocalíptico, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou neste domingo (2) que a Europa precisa se "rearmar urgentemente".
Após uma reunião com líderes do bloco sobre o conflito da Ucrânia, na capital britânica, Londres, ela disse em coletiva de imprensa que os países da União Europeia precisam aumentar os gastos com defesa:
"Após um longo período de subinvestimento, agora é de extrema importância aumentar o investimento em defesa por período prolongado, e faremos isso, pela segurança da União Europeia [...] Temos que nos preparar para o pior e, portanto, aumentar os gastos".
A declaração foi feita poucos dias depois do desentendimento acalorado, na sexta-feira (28), entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder ucraniano, Vladimir Zelenzky, em Washington, que culminou no fracasso de acordo entre os dois países referentes a terras raras na Ucrânia.
Anteriormente, Trump criticou a Europa por sua baixa contribuição para a capacidade de defesa da aliança e exigiu que todos os Estados-membros aumentassem os gastos com defesa para 5% do PIB. Ao mesmo tempo, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, garantiu que os EUA não estavam planejando reduzir sua presença militar na Europa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados