Internacional
Ordem dos Economistas do Brasil concede prêmio de Economista do Ano a Javier Milei
A entrega do prêmio aconteceu nesta terça-feira (25), em Buenos Aires, com a presença de membros da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), que se reuniram com o presidente argentino por aproximadamente uma hora e 15 minutos, conforme relatos.
Milei recebeu um convite para comparecer ao Brasil em agosto para a cerimônia de premiação e, segundo a Ordem, aceitou a proposta, tendo manifestado o interesse em fazer uma visita de três dias ao país.
Na carta de premiação, compartilhada pelo próprio chefe de Estado, o grupo destaca que a escolha do economista ultraliberal "não poderia ter sido mais acertada". A OEB elogia a atuação de Milei nas políticas monetária e regulatória, que, segundo eles, ajudou a estabilizar a economia argentina em tempos de crise.
A Ordem reforça: "Sua visão estratégica e seu compromisso com a estabilidade econômica têm sido fundamentais para guiar o país em momentos de incerteza e volatilidade dos mercados".
No ano anterior, o prêmio foi concedido ao então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, uma escolha que gerou controvérsias entre outras associações do setor. A cerimônia é realizada anualmente desde 1957.
De acordo com o governo, estiveram presentes na premiação o presidente da Ordem, o professor Manuel Enriquez Garcia, da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP); o vice-presidente da OEB, Luis Carlos Barnabé; e o coordenador local na Argentina, Ivan Slepoy, além de três outros membros honorários.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados