Internacional
Mídia: França enviará caças nucleares à Alemanha para 'deter russos' se EUA retirarem tropas do país
A França está pronta para fornecer seus caças com armas nucleares para serem estacionados na Alemanha se os EUA retirarem suas tropas da Europa, relata o jornal britânico The Telegraph.
O jornal destaca que um oficial francês opinou que tal passo poderia "enviar uma mensagem" ao presidente russo Vladimir Putin.
''Colocar alguns caças nucleares franceses na Alemanha não deve ser difícil e enviaria uma mensagem forte [à Rússia]'', sublinhou o oficial.
Nota-se que os diplomatas alemães ressaltam que as negociações entre Berlim e Paris sobre essa questão ainda não começaram porque a União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão), que venceu as eleições parlamentares, está ocupada com a formação de um governo de coalizão.
Entretanto, um dos diplomatas acredita que a iniciativa da França aumentará a pressão sobre Londres em relação à contribuição britânica para a segurança pan-europeia. Observa-se que o interlocutor do jornal afirmou que a Alemanha ''está pronta para pagar'' pela defesa francesa.
As autoridades alemãs pensaram na ajuda da França e do Reino Unido na questão da instalação de forças nucleares há um ano, em fevereiro de 2024, tendo como pano de fundo as declarações de Donald Trump, que na época era apenas um aspirante à presidência.
O líder da CDU Friedrich Merz naquele tempo apoiou a ideia de criar uma dissuasão nuclear europeia independente dos EUA, mas o chanceler Olaf Scholz não endossou a iniciativa.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados