Internacional
Mídia: França enviará caças nucleares à Alemanha para 'deter russos' se EUA retirarem tropas do país
A França está pronta para fornecer seus caças com armas nucleares para serem estacionados na Alemanha se os EUA retirarem suas tropas da Europa, relata o jornal britânico The Telegraph.
O jornal destaca que um oficial francês opinou que tal passo poderia "enviar uma mensagem" ao presidente russo Vladimir Putin.
''Colocar alguns caças nucleares franceses na Alemanha não deve ser difícil e enviaria uma mensagem forte [à Rússia]'', sublinhou o oficial.
Nota-se que os diplomatas alemães ressaltam que as negociações entre Berlim e Paris sobre essa questão ainda não começaram porque a União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão), que venceu as eleições parlamentares, está ocupada com a formação de um governo de coalizão.
Entretanto, um dos diplomatas acredita que a iniciativa da França aumentará a pressão sobre Londres em relação à contribuição britânica para a segurança pan-europeia. Observa-se que o interlocutor do jornal afirmou que a Alemanha ''está pronta para pagar'' pela defesa francesa.
As autoridades alemãs pensaram na ajuda da França e do Reino Unido na questão da instalação de forças nucleares há um ano, em fevereiro de 2024, tendo como pano de fundo as declarações de Donald Trump, que na época era apenas um aspirante à presidência.
O líder da CDU Friedrich Merz naquele tempo apoiou a ideia de criar uma dissuasão nuclear europeia independente dos EUA, mas o chanceler Olaf Scholz não endossou a iniciativa.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça