Internacional
Scholz admite derrota de seu partido nas eleições da Alemanha
O SPD, partido do atual chanceler alemão, aparece em terceiro na disputa, e Scholz reconheceu a derrota antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais. Ele parabenizou o CDU/CSU e seu líder, Friedrich Merz, que lidera a corrida eleitoral.
O atual chanceler alemão, Olaf Scholz, reconheceu a derrota de seu partido, o SPD (Partido Social Democrata) nas eleições para o Bundestag deste domingo (23), e disse ser o responsável pelo resultado. A declaração foi dada antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais.
"Este é um resultado eleitoral amargo para o SPD. É uma derrota nas eleições. Desta vez, o resultado eleitoral é ruim e, portanto, eu também tenho responsabilidade por este resultado", disse Scholz, em discurso televisionado.
De acordo com uma pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto de pesquisa alemão Forschungsgruppe Wahlen, para o canal de televisão ZDF, o SPD está apenas em terceiro lugar no pleito, com 16,3%. O CDU/CSU está liderando as eleições para o Bundestag, com 28,4% dos votos, seguido pelo AfD (Alternativa para a Alemanha), com 20,1%.
Em seu discurso, Scholz rechaçou a possibilidade de seu partido integrar uma coalizão com o AfD, mas sinalizou disponibilidade de trabalhar junto com o CDU/CSU.
"A primeira coisa que é importante para mim aqui é parabenizar a CDU/CSU, o presidente da CDU, Friedrich Merz, por sua designação para formar o próximo governo. Parabéns pelos resultados das eleições", acrescentou Scholz.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados