Internacional
China impõe medidas retaliatórias sobre petróleo, carvão e GNL dos EUA após tarifas de Trump
A China vai impor tarifas adicionais de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito (GNL) importado dos EUA, de acordo com uma declaração do Comitê de Tarifas e Classificação do Conselho de Estado da República Popular da China.
Segundo indica o documento, divulgado nesta terça-feira (4), a partir de 10 de fevereiro serão impostas tarifas adicionais sobre algumas mercadorias importadas dos EUA.
Em particular, é imposta uma tarifa adicional de 15% sobre o carvão e o GNL provenientes dos EUA. Além disso, uma taxa adicional de 10% é aplicada ao petróleo bruto, máquinas agrícolas, veículos de grande cilindrada e caminhonetas.
A China também apresentou uma queixa contra as medidas fiscais dos EUA no mecanismo de resolução de disputas da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou o Ministério do Comércio da China.
Além do mais, Pequim impõe controles de exportação sobre bens relacionados a alguns metais raros, em particular tungstênio, telúrio, bismuto, molibdênio e índio.
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou há poucos dias uma ordem para impor tarifas sobre mercadorias provenientes da China com uma taxa adicional de 10% para além das que já estão em vigor para as importações chinesas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados