Internacional
Sheinbaum diz que buscará evitar confrontos com Trump, mas que defenderá a soberania mexicana
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou, nesta terça-feira, 21, que buscará evitar confrontos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao mesmo tempo que defenderá a soberania e os interesses da Cidade do México, ao negociar com Washington.
"Nós temos que evitar confrontos. É uma responsabilidade. Ao mesmo tempo, nos relacionar como iguais, nunca subordinados, defender nossa soberania econômica e política, nossa independência e proteger os mexicanos e as mexicanas", afirmou Sheinbaum em coletiva de imprensa diária.
O posicionamento da presidente ocorre após Trump afirmar que estuda impor uma tarifa de 25% sobre produtos de México e Canadá.
Sobre deportações em massa, Sheinbaum garantiu que o México oferecerá apoio integral aos cidadãos que retornarem. "Aqui são bem-vindos. Haverá pessoal do governo mexicano para recebê-los. Eles terão imediatamente todos os apoios de bem-estar, afiliação ao Instituto Mexicano do Seguro Social e, caso queiram retornar à sua cidade de origem, haverá transporte e auxílio financeiro para o deslocamento. Além disso, todos os programas sociais estarão disponíveis, incluindo apoio para melhoria habitacional."
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN