Internacional
México apresenta programa para pessoas que forem alvo de possível deportação em massa nos EUA
Em seus discurso de posse nesta segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu fazer uma deportação em massa no país de imigrantes ilegais e ainda declarou situação de emergência na fronteira com o México.
Diante disso, o governo de Claudia Sheinbaum anunciou que implementará políticas para apoiar os cidadãos com programas sociais em caso de possíveis deportações em massa ordenadas por Donald Trump após sua posse, informou a ministra do Interior do México, Rosa Icela Rodríguez.
"O governo do México preparou uma estratégia eficaz de recepção, 'México te abraza'. Estamos trabalhando há meses, desde que o presidente Donald Trump anunciou que realizará a deportação de mexicanos, caso isso aconteça," disse a ministra, em conferência conjunta com a chefe de Estado.
Ainda durante a campanha, o republicano fez diversos ataques
ao país e ainda chegou a afirmar que o México é "basicamente controlado pelos cartéis".
No fim do ano passado, Trump afirmou ainda que o novo governo gastará bilhões de dólares para concluir o muro na fronteira com o México para impedir a entrada ilegal de imigrantes. O presidente chegou a declarar ainda que devido às políticas da administração Biden, a estrutura custará até duas ou três vezes mais do que custou em seu primeiro mandato presidencial.
"É uma conduta quase criminosa", disse Trump à época, quando relatou ainda ter conversado com o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, e com senadores daquele estado, para travar estas políticas da administração Biden em relação ao muro fronteiriço.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto