Internacional
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia
A Dinamarca não tem, de fato, direitos legais sobre a Groenlândia, como disse o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou Kuno Fencker, um parlamentar groenlandês do partido Siumut, que faz parte da coalizão do governo, em uma entrevista à Sputnik.

No início de janeiro, Trump disse que "as pessoas realmente nem sabem se a Dinamarca tem algum direito legal" sobre Groenlândia.
"A Dinamarca nos colonizou e nos incorporou ao seu território sem realizar um referendo para os groenlandeses. Assim, a Dinamarca de fato não tem direitos legais sobre a Groenlândia. É por isso que concordo com Donald Trump. Na minha opinião, eles [Dinamarca] não os têm [direitos legais à Groenlândia]. Portanto, temos o direito à autodeterminação", afirmou o parlamentar.
Anteriormente, Pele Broberg, parlamentar da Groenlândia e presidente do Naleraq, o maior partido de oposição no parlamento, disse à Sputnik que, como a Groenlândia já havia sido anexada pela Dinamarca em 1953, as declarações de Trump não chocaram os moradores locais.
A Groenlândia foi colônia da Dinamarca até 1953. Atualmente, ela continua fazendo parte do reino, mas em 2009 recebeu autonomia com a possibilidade de autogoverno e escolha independente em relação a política interna. Em 2019, uma série de reportagens na mídia apareceram sobre Trump considerando comprar a Groenlândia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios