Internacional
'Buracos negros': revista dos EUA indica vantagens dos submarinos russos do projeto 636
Submarinos diesel-elétricos russos do projeto 636 Varshavyanka foram apelidados de “buracos negros” devido à dificuldade de sua detecção. A revista americana 19FortyFive aponta as vantagens do submarino.
"Introduzidos pela primeira vez no início dos anos 1980, estes submarinos diesel-elétricos são notáveis por sua furtividade, confiabilidade e adaptabilidade e são mais conhecidos no Ocidente pelo seu codinome oficial na OTAN – Kilo", escreve o autor do artigo.
Nota-se que na Rússia são produzidos submarinos modernizados do projeto 636.3, que se caracterizam por sistemas hidroacústicos aprimorados, sistema de propulsão mais potente e de baixo ruído, bem como armamento moderno.
Conhecidos como "buracos negros" por sua furtividade, os referidos navios se destacam nas operações costeiras, oferecendo versatilidade e confiabilidade.
Por fim, a revista ressalta que os submarinos podem atingir alvos com mísseis de cruzeiro Kalibr a distâncias de até 2,5 mil quilômetros.
A classe Varshavyanka, uma versão modificada do projeto 636, já possui uma eficiência de combate maior em comparação com os projetos anteriores. Além de seu armamento de minas e torpedos, este submarino tem seus próprios meios de defesa antiaérea.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo