Internacional
Força Aérea dos EUA adverte que China pode ganhar corrida na implantação de caça de 6ª geração
Andrew Hunter, executivo cessante da Força Aérea dos EUA para aquisições, alertou que a China poderia superar os Estados Unidos na corrida para implantar o primeiro jato de combate de 6ª geração do mundo.
No final de dezembro, nas redes sociais surgiram vídeos e fotos de duas aeronaves misteriosas, levantando especulações de que essas poderiam ser as novas aeronaves de combate de sexta geração da China.
O oficial disse em entrevista ao jornal Breaking Defense que o Exército da Libertação Popular (ELP) poderia alcançar a capacidade operacional inicial de seu caça de 6ª geração antes dos EUA.
"Acho que teremos a melhor capacidade, mas certamente não temos tempo a perder", disse Hunter. "Eles nos podem passar a perna".
Hunter já havia alertado os legisladores americanos sobre o progresso da China no desenvolvimento de caças de sexta geração.
Em 2023, a Força Aérea norte-americana lançou formalmente o concurso para desenvolver seu primeiro caça de 6ª geração sob o programa classificado denominado Domínio Aéreo de Próxima Geração (NGAD). No entanto, em meados do ano passado, o NGAD foi posto em pausa. Um dos fatores indicados foi o custo extremamente alto por unidade, que se estima em cerca de US$ 300 milhões (R$ 1,8 bilhão).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN