Internacional
Cuba suspende as atividades laborais e escolares após apagão geral
O governo cubano anunciou nesta quarta-feira (4) a suspensão das atividades laborais e escolares devido ao colapso do Sistema Elétrico Nacional. No entanto, os serviços essenciais serão mantidos. A ilha enfrenta seu terceiro apagão geral em menos de dois
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que funcionários do Ministério de Energia e Minas continuam "trabalhando incansavelmente" para restabelecer o sistema elétrico.
Até o momento, a eletricidade está sendo priorizada para serviços essenciais e para o bombeamento de água, e o Sistema Elétrico Nacional está sendo fortalecido com a próxima entrada de unidades, que estão em processo de ativação, segundo nota do governo.
O jornal local Granma relatou que houve quedas na telefonia móvel devido ao colapso elétrico. A Empresa de Telecomunicações de Cuba S.A. (Etecsa) informou sobre uma queda no serviço a nível nacional de 53%. As províncias mais afetadas são Camagüey e Havana.
Cuba enfrenta há meses uma crise energética, agravada pelas desconexões de sua rede elétrica nacional em meados de outubro e início de novembro, devido à falta de combustível, quebras e uma infraestrutura obsoleta.
Além disso, os furacões Oscar e Rafael causaram a queda de postes de eletricidade nas regiões leste e oeste da ilha.
Antes desta nova desconexão do sistema, os cubanos já enfrentavam cortes de energia que frequentemente ultrapassavam 10 horas diárias, com breves períodos de eletricidade intercalados.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados