Internacional
China evacua mais de 400 mil pessoas com aproximação do supertufão Yagi; ventos podem chegar a 240km/h
Nas Filipinas, por onde passou esta semana, Yagi provocou inundações e deslizamentos de terra, matando pelo menos 13 pessoas.
O supertufão Yagi avançou em direção ao Sul da China nesta sexta-feira, com as autoridades se preparando para o que pode ser a tempestade mais poderosa a atingir a região em uma década. A ilha de Hainan, no sul da China, já evacuado mais de 400.000 pessoas até esta sexta-feira, antes da esperada chegada do Super Tufão Yagi, informou a mídia estatal.
Alerta vermelho e baixa umidade: saiba até quando condição atua em boa parte do Brasil e veja a previsão para esta sexta
"A província de Hainan, no sul da China, havia realocado 419.367 residentes até as 11h30 de sexta-feira com a aproximação do super tufão Yagi", disse a agência de notícias estatal Xinhua, citando autoridades locais.
O tufão deverá atingir a costa na tarde desta sexta-feira (hora local) nas áreas costeiras da ilha de Hainan, um destino turístico popular, e na província vizinha de Guangzhou, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
O Ministério dos Recursos Hídricos elevou, no dia anterior, o alerta de cheias em ambas as províncias para o terceiro nível mais alto.
“Yagi é provavelmente o tufão mais forte a atingir a costa sul da China desde 2014”, informou a Xinhua após uma reunião de autoridades de gestão de enchentes.
Com ventos de mais de 240km/h, o tufão “equivale a um furacão de categoria 4”, o segundo mais forte, segundo dados da Nasa Earth Data.
'Extremamente forte': tufão Shanshan atinge o sul do Japão com ventos de até 252km/h
Na cidade semiautônoma chinesa de Hong Kong, a passagem do Yagi a cerca de 400 quilômetros provocou a ativação do terceiro nível de alerta mais elevado para tufão, chuvas intensas e o fechamento de escolas e da bolsa de valores. Segundo autoridades, três pessoas ficaram feridas, mas os danos parecem limitados.
No verão e no início do outono, o Sul da China é regularmente afetado por tufões que se formam nos oceanos quentes, a Leste das Filipinas, e se movem para Oeste.
As alterações climáticas estão tornando essas tempestades tropicais mais imprevisíveis e intensas, acompanhadas por fortes chuvas e ventos, que muitas vezes causam inundações repentinas e danos nas zonas costeiras.
Esta semana, o tufão Yagi causou inundações e deslizamentos de terra na principal ilha de Luzon, nas Filipinas, matando pelo menos 13 pessoas.
Depois do Sul da China, a tempestade deverá avançar em direção ao Norte do Vietnã, onde as autoridades apelaram à evacuação de cerca de 2.200 turistas das ilhas da famosa Baía de Halong, patrimônio mundial da Unesco.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados