Internacional
Pilotos franceses são encontrados mortos após acidente raro durante voo de caças
Colisão aconteceu em pleno voo em missão de treinamento
Dois pilotos franceses morreram na quarta-feira quando seus aviões Rafale colidiram em pleno voo no leste da França, informou o presidente Emmanuel Macron, em um raro acidente envolvendo aeronaves militares de alta tecnologia.
Presos no espaço: NASA deve decidir rota de retorno dos astronautas da Starliner até o final do mês
"Com grande tristeza, soubemos da morte do capitão Sebastien Mabire e do tenente Matthis Laurens em um acidente aéreo durante uma missão de treinamento com o Rafale", publicou Macron no X.
"O país compartilha a dor de seus familiares e irmãos de armas da Base Aérea 113 de Saint-Dizier", no leste da França, acrescentou.
O piloto de uma das duas aeronaves conseguiu ejetar-se e sobreviveu, informou anteriormente no X o ministro da Defesa, Sebastien Lecornu.
Não está claro o que causou a colisão ocorrida sobre Colombey-les-Belles, no nordeste da França.
A força aérea especificou que todos os pilotos envolvidos são de nacionalidade francesa.
O avião supersônico multifuncional Rafale, utilizado para caçar aviões inimigos, atacar alvos terrestres e marítimos, realizar missões de reconhecimento e até transportar ogivas nucleares, tem sido um sucesso de vendas para a indústria armamentista francesa.
Pilotos ucranianos estão atualmente sendo treinados na França, mas na base de Cazaux (sudoeste) e em aviões Alpha Jet.
Apenas dois acidente envolvendo Rafales
Acidentes envolvendo jatos Rafale são raros.
Em dezembro de 2007, um caça Rafale caiu perto de Neuvic, no sudoeste da França. Investigadores concluíram que o piloto havia ficado desorientado. Esse foi considerado o primeiro acidente de um Rafale.
Em setembro de 2009, dois aviões Rafale caíram enquanto voltavam para o porta-aviões Charles de Gaulle ao largo da costa de Perpignan após completar um voo de teste. Um piloto morreu.
A França vendeu o Rafale para Egito, Índia, Grécia, Indonésia, Croácia, Catar e Emirados Árabes Unidos.
Lecornu disse em janeiro que a França havia encomendado 42 novos caças Rafale, com a primeira entrega prevista para 2027. A Força Aérea francesa já encomendou mais de 230 Rafales desde que o jato entrou em serviço.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil