Internacional
Como são os caças F-16 que serão enviados pelos EUA a Ucrânia
Estados Unidos se mostraram relutantes por meses em mandar equipamentos até país em conflito com a Rússia
O envio de caças F-16 a Ucrânia foi confirmado pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, no primeiro dia da reunião de cúpula da Otan, nesta quarta-feira. Obter as aeronaves americanas são uma antigo desejo de Kiev, e o governo dos EUA se mostrou relutante por meses em enviar o armamento.
Leia mais: Otan acusa China de ser 'facilitador decisivo' da Rússia na Ucrânia e alerta sobre 'custo'; Pequim critica 'motivação sinistra' da alianç a
'Carga viva': Enguias se contorcem na pista de aeroporto no Canadá após escaparem da caixa de transporte; vídeo
Como são os F-16?
O F-16 "Fighting Falcon" é um caça supersônico usado por militares em 25 países para combate ar-ar e ataques ar-solo. Aeronaves do modelo voaram em conflitos no Afeganistão, Iraque, Kosovo, Golfo Pérsico e em missões de defesa nacional no espaço aéreo dos EUA.
O F-16 é construído pela empreiteira de defesa americana Lockheed Martin e fabricantes na Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega. Um alto funcionário ucraniano afirma que esses quatro países sinalizaram discretamente que estão dispostos a transferir alguns de seus F-16 para Kiev.
"Em combate aéreo, a manobrabilidade e o raio de combate do F-16 (distância que ele pode voar para entrar em combate aéreo, permanecer, lutar e retornar) excedem o de todas as aeronaves de combate com ameaça potencial. Ele pode localizar alvos em todas as condições climáticas e detectar aeronaves voando baixo em meio à interferência do radar no solo", destaca a Força Aérea americana em seu site.
O F-16 é considerado versátil, leve e econômico — com um preço de até US$ 63 milhões, dependendo do modelo, de acordo com algumas estimativas. Existem aproximadamente 3 mil unidades ativos em todo o mundo, incluindo centenas na Força Aérea e na Marinha dos EUA.
O F-16 possui capacidades ofensivas e defensivas. No curto prazo, dizem as autoridades ucranianas, os F-16 e outros caças ocidentais avançados são necessários para melhorar as defesas aéreas, com os sistemas de lançamento terrestre existentes de Kiev esgotados por frequentes ataques de mísseis russos. Os jatos podem ser lançados em minutos e equipados para derrubar mísseis e aeronaves inimigas.
Além do conflito atual, muitas autoridades na Europa e nos Estados Unidos acreditam que o F-16 pode ser um impedimento fundamental para futuras agressões contra a Ucrânia pela força aérea amplamente superior da Rússia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados