Internacional
Tribunal russo condena duas artistas a seis anos de prisão por peça
“Finist is a Brave Falcon” conta a história de mulheres russas recrutadas na internet por islâmicos na Síria para se casarem com eles

As artistas russas Yevguenia Berkovich e Svetlana Petriychuk foram condenadas nesta segunda-feira a seis anos de prisão, anunciou o juiz do tribunal de Moscou, onde decorre o julgamento. A encenadora Yevguenia Berkovich, de 39 anos, e a dramaturga Svetlana Petriychuk, de 44, foram acusadas de “apologia ao terrorismo” por uma peça de 2020. Ambas estão detidas desde maio de 2023.
Leia também: tribunal suíço absolve em apelação seis policiais por caso semelhante ao de George Floyd
Cúpula do Mercosul: Lula diz ser preciso manter vigilância por democracia
O tribunal seguiu as recomendações da procuradora-geral, Ekaterina Denissova, que na quinta-feira passada pediu uma pena de seis anos em uma audiência à porta fechada. A peça “Finist is a Brave Falcon” conta a história de mulheres russas recrutadas na internet por islâmicos na Síria para se casarem com eles.
Berkovich já tinha sido condenada a 11 dias de detenção depois de se manifestar contra a ofensiva russa na Ucrânia no dia em que ela teve início, em 24 de fevereiro de 2022, saindo às ruas com uma faixa que dizia “não à guerra”. Publicou também poesia contra a ofensiva, evocando a angústia das cidades ucranianas devastadas.
“Não há justificativa para o terrorismo no trabalho”, declarou Petriychuk na abertura do julgamento, para quem o “objetivo era chamar a atenção e lançar luz sobre este problema”.
A peça em questão foi muito aclamada pela crítica e pelo público quando estreou, e recebeu duas “Máscaras de Ouro” em 2022, principal prêmio russo para as artes cênicas.
Desde o início da operação na Ucrânia, as autoridades russas aumentaram a repressão contra todos os dissidentes no país, com multas e penas de prisão.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF