Internacional
Premiê do Reino Unido suspende plano de deportar imigrantes para Ruanda
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse neste sábado, 6, durante sua primeira coletiva de imprensa, que o plano de deportar para Ruanda imigrantes que entrassem no país e pedissem asilo, idealizado por políticos conservadores derrotados na última eleição, está "morto e enterrado".
"O esquema de Ruanda estava morto e enterrado antes mesmo de começar", disse Starmer.
A declaração foi um dos primeiros grandes anúncios de Starmer no cargo, embora o recuo sobre a medida já fosse esperado. Durante a campanha, ele já havia dito que abandonaria o plano.
Starmer fez o anúncio após realizar sua primeira reunião de gabinete, um dia após a vitória de seu Partido Trabalhista que colocou fim a 14 anos de governo conservador no Reino Unido.
O plano de Ruanda foi uma das políticas de destaque do ex-primeiro-ministro conservador Rishi Sunak para tentar conter migrantes de fazerem perigosas travessias no Canal da Mancha. A medida, no entanto, enfrentou desafios relacionados a questões de direitos humanos para sair do papel.
O plano nunca chegou a conseguir deportar uma única pessoa, apesar de o governo ter gasto centenas de milhões de dólares em um pacto com a nação do leste africano.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados