Internacional
líder da extrema direita holandesa quer se juntar a grupo parlamentar de Orbán
Aliança precisa de pelo menos quatro membros para ser reconhecida no Parlamento da União Europeia
O líder holandês de extrema-direita Geert Wilders disse na sexta-feira que seu partido se juntaria a uma aliança parlamentar europeia recentemente formada pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
Análise: novo premier britânico busca 'mudança estável' após vitória do Partido Trabalhista
Orban anunciou a formação do grupo no domingo, com a participação do partido de extrema-direita da Áustria e do grupo centrista tcheco do ex-primeiro-ministro Andrej Babis.
A nova aliança, "Patriotas pela Europa", precisa de apoio de partidos de pelo menos quatro outros países para ser reconhecida como um grupo no parlamento da UE.
"Queremos unir forças no (Parlamento Europeu) e nos orgulhamos de nos juntar aos Patriotas pela Europa!" disse Wilders em um comunicado.
"Fortes e soberanos. Resistindo à imigração ilegal. Defendemos a paz e a liberdade. E apoiamos a Ucrânia. Protegemos nosso patrimônio judaico-cristão. E nossas famílias."
Orbán — cujo país assumiu a presidência rotativa da UE nesta semana — há muito tempo critica as "elites de Bruxelas", mais recentemente acusando Bruxelas de fomentar a guerra na Ucrânia.
A Hungria prometeu usar sua presidência da UE para promover sua "visão da Europa" sob o lema "Fazer a Europa Grande de Novo" — ecoando o grito de guerra do aliado de Orban, o ex-presidente dos EUA Donald Trump.
O PVV (Partido da Liberdade) de Wilders tem seis assentos no Parlamento Europeu.
O partido foi o grande vencedor das eleições parlamentares holandesas em novembro e lidera o recém-formado governo de coalizão.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior