Internacional
Hezbollah lança mais de 200 foguetes e drones contra Israel após morte de comandante do grupo
Na quarta, grupo libanês disse ter disparado 100 foguetes contra duas bases israelenses; em resposta, Tel Aviv atingiu cidades no sul do Líbano, e ao menos uma pessoa morreu

O grupo xiita libanês Hezbollah afirmou nesta quinta-feira ter lançado mais de 200 foguetes e drones contra posições militares israelenses. O ataque, um dos maiores no conflito travado ao longo da fronteira Líbano-Israel desde outubro, ocorreu em resposta a um bombardeio lançado por Tel Aviv que provocou a morte de um comandante do grupo. Na quarta-feira, o Hezbollah também disse ter disparado 100 foguetes Katyusha contra duas bases nas Colinas de Golã, território sírio anexado por Israel em 1967.
O Exército israelense disse que “numerosos projéteis e alvos aéreos suspeitos” entraram em seu território vindos do Líbano, muitos dos quais foram interceptados. Não houve relatos de vítimas. Após a investida, Israel atingiu várias cidades no sul do Líbano, um ataque que teria sido direcionado às “estruturas militares” do Hezbollah nas cidades fronteiriças. A Agência Nacional de Notícias, controlada pelo Estado libanês, disse que a ofensiva de drone israelense matou ao menos uma pessoa.
Nesta quarta-feira, Israel assumiu ter matado Mohammad Naameh Nasser, líder de uma das três divisões regionais do Hezbollah no sul libanês, na terça. Também conhecido como “Hajj Abu Naameh”, ele participou de batalhas em conflitos na Síria e no Iraque de 2011 até 2016, e lutou na última guerra do grupo com Israel, em 2006. Segundo as Forças Armadas israelenses, Nasser seria o equivalente a Taleb Abdallah, um dos principais comandantes do Hezbollah, morto por Israel em junho.
Com sua morte, portanto, Nasser passa a ser o segundo comandante do grupo xiita a ser morto em menos de um mês. Uma fonte próxima ao Hezbollah disse à AFP que Nasser foi o terceiro líder sênior do grupo morto em quase nove meses de hostilidades. Em janeiro, uma fonte de segurança havia afirmado que um ataque israelense matou Wissam Hassan Tawil, outro importante membro do grupo.
(Em atualização)
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF