Internacional
Colômbia prende 'Larry Changa', líder do Trem de Aragua procurado no Chile e na Venezuela
Larry Amaury Álvarez, um dos fundadores do grupo criminoso, foi preso nesta segunda-feira
Larry Amaury Álvarez, um dos fundadores do grupo criminoso Trem de Aragua, foi preso na Colômbia, anunciou o governo do país nesta segunda-feira.
'Teremos que reconstruir tudo do zero': 98% dos edifícios de Granada foram destruídos pelo furacão Beryl, dizem autoridades
"Procurado pela Venezuela e pelo Chile, com mandado de prisão em 196 países pela Interpol, caiu 'Larry Changa', capturado pela Polícia Nacional", publicou, na rede social X, o presidente Gustavo Petro. A prisão dele, um dos três fundadores do Trem de Aragua, ocorreu no município de Circasia, departamento de Quindío.
"Ele teria chegado à Colômbia em 2022, com documentos falsos. Era encarregado da estratégia criminosa para a expansão territorial do Trem de Aragua" no país, informou o Ministério da Defesa. "Na Venezuela e no Chile, era procurado por terrorismo, tráfico de armas e munições, extorsão agravada e sequestro, entre outros."
A organização criminosa foi formada em 2014, em uma prisão no estado venezuelano de Aragua, e se espalhou por oito países sul-americanos, entre eles Colômbia, Peru e Chile, segundo a Inteligência.
A Interpol também procura Héctor Guerrero, conhecido como "Niño Guerrero", que seria um dos fundadores e principal líder do grupo. Na última semana, autoridades colombianas prenderam outro líder da organização, conhecido como "Salomón", no município de Aguazul.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados