Internacional
Coreia do Norte volta a enviar balões cheios de lixo à Coreia do Sul
Exército sul-coreano tinha avisado pouco antes sobre a iminência deste lançamento, embora considerasse que poderia ocorrer no domingo

A Coreia do Norte voltou a lançar balões cheios de lixo à Coreia do Sul neste sábado, anunciaram os militares sul-coreanos. O episódio ocorre depois de, na semana passada, a Coreia do Norte enviar duas vezes centenas de balões cheios de lixo, pontas de cigarro e o que parecia ser fezes ao seu vizinho do sul como "presentes sinceros", em resposta a panfletos lançados por ativistas sul-coreanos com propaganda contrária ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Viagem à Coreia: exposição imersiva leva ao MAC de Niterói as famosas lanternas de seda do país; Cristo será iluminado na inauguração
"A Coreia do Norte lança mais uma vez (supostos) balões transportando resíduos para o Sul", disseram os chefes do Estado-Maior conjunto da Coreia do Sul em um comunicado.
O documento desaconselha tocar nos balões e pede para que sua presença seja comunicada às autoridades. O Exército sul-coreano tinha avisado pouco antes sobre a iminência deste lançamento, embora considerasse que poderia ocorrer no domingo. Pyongyang anunciou no domingo que cessaria os envios, mas dias depois um grupo sul-coreano afirmou ter lançado dez balões com música K-pop e 200 mil panfletos contra o líder do país vizinho.
A Coreia do Norte alertou que responderia com uma quantidade cem vezes maior de "resíduos de papel e lixo", se mais panfletos sul-coreanos fossem enviados novamente. Em resposta aos balões, Seul suspendeu completamente na terça-feira um acordo militar assinado com Pyongyang em 2018 que visava reduzir as tensões.
As autoridades da Coreia do Sul condenaram o lançamento de balões norte-coreanos, descrevendo a ação como "irracional" e de "baixa classe" e ameaçaram medidas retaliatórias que, afirmaram, poderiam ser "insuportáveis" para seu vizinho.
Desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) com um armistício, os dois países permanecem tecnicamente em guerra e estão separados por uma zona desmilitarizada.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé