Internacional
Onda de calor: México registra 48 mortes devido às altas temperaturas
Segundo o governo, as temperaturas devem ficar ainda mais elevadas nos próximos dias
O México registra 48 mortes devido à intensa onda de calor que assola o país desde março, informou nesta sexta-feira (24) o governo, no momento em que cientistas alertam que os recordes de temperatura podem subir nos próximos dias.
Mortos em ataque: Exército israelense recupera corpos de três reféns em Gaza, incluindo brasileiro Michel Nisenbaum
"Na presente temporada de calor (que começou em 17 de março e se estenderá até 5 de outubro), temos um acumulado de [...] 48 mortes ao nível nacional", disse nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde.
O relatório epidemiológico, com dados até 21 de maio, detalha ainda que 956 pessoas sofreram diversos efeitos devido às altas temperaturas.
Em 2023, foi estabelecido um número recorde de mortes, com 419 nos quase oito meses que durou a estação quente no México, segundo estatísticas oficiais.
— Esta situação de calor (…) é excepcional — disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na sua conferência de imprensa esta sexta-feira.
“É um fenômeno natural muito lamentável, que tem a ver com as alterações climáticas”, acrescentou o presidente, destacando que as altas temperaturas acompanhadas de pouco vento agravam o problema da poluição na Cidade do México, capital do país.
O estado de Veracruz, no leste, com extenso litoral no Golfo do México, é o que registra o maior número de mortes, com 14, seguido por Tabasco, no sul, San Luis Potosí, no norte, e Tamaulipas, no nordeste, com oito cada.
Cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México, estatal, alertaram que nas próximas duas semanas o calor poderá se intensificar ainda mais e quebrar recordes históricos.
Um dos casos mais dramáticos que chama a atenção é a morte de dezenas de bugios na selva dos estados de Tabasco e Chiapas, sul, aparentemente devido a temperaturas superiores a 45ºC.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista
-
5NO CEARÁ
Ao som de “Vai dar PT”, multidão toma as ruas de Fortaleza, no Ceará; veja vídeo