Internacional
Noruega, Irlanda e Espanha anunciam reconhecimento do Estado palestino
Oficialização foi anunciada esta quarta-feira pelos chefes de Governo dos três países
Espanha, Noruega e Irlanda irão reconhecer a Palestina como Estado. O reconhecimento do Governo espanhol acontecerá na próxima terça-feira, dia 28 de maio, com uma resolução do Conselho de Ministros, disse esta quarta-feira o líder do Governo de Madrid, Pedro Sánchez.
Sánchez fala numa forma de criar um horizonte político de paz e de coexistência com Israel e acusa Benjamin Netanyahu de pôr em perigo a solução de dois Estados no Médio Oriente.
Também nesta quarta, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, anunciou que o país - que não pertence à União Europeia (UE) - reconhecerá formalmente a Palestina como Estado a partir de dia 28, frisando que "não pode haver paz no Médio Oriente se não houver esse reconhecimento".
O chefe do Executivo de Oslo, referindo-se diretamente ao atual conflito disse que "o terror foi cometido pelo Hamas e por grupos armados que não são apoiantes de uma solução de dois Estados e do Estado de Israel".
O primeiro-ministro irlandês Simon Harris anunciou, também esta quarta-feira, que o país irá igualmente reconhecer o Estado palestiniano. O chefe de Governo diz estar confiante de que a decisão vai abrir portas para que mais países possam tomar a mesma decisão.
Pouco antes dos anúncios de Oslo e de Dublin, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, chamou os embaixadores da Irlanda e da Noruega, que se encontram fora de Israel, para consultas.
"A Irlanda e a Noruega pretendem enviar hoje uma mensagem aos palestinianos e a todo o mundo: o terrorismo compensa", afirmou Katz em comunicado.
Nas últimas semanas, vários países da UE indicaram que tencionam proceder ao reconhecimento, argumentando que uma solução de dois Estados (Palestina e Israel) é essencial para uma paz duradoura na região.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
5ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco